segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Budismo vs. Cristianismo

O fundamento do budismo é baseado na angústia mental e na culpa pessoal, se cometer um erro. O cristianismo, por outro lado, tem crenças firmes de pecados que são puníveis pela separação de Deus, o Criador. A Lei Cármica Budista e o Código Moral Cristão, no entanto, são muito comparáveis ​​em valores e crenças, mas a maneira pela qual eles são realizados é onde as diferenças se tornam aparentes.

Budismo vs. Cristianismo
Budismo vs. Cristianismo

As crenças e a moral das duas religiões são muito semelhantes na superfície; as diferenças entre o budismo e o cristianismo tornam-se visíveis na maneira pela qual os seguidores de cada fé realizam sua vida religiosa. A ética e as condutas morais envolvidas na fé budista são regras muito detalhadas e complexas colocadas em diferentes categorias. Dois conjuntos diferentes de leis religiosas na fé são os cinco preceitos e o caminho óctuplo que é seguido pelos leigos e clérigos do budismo.

Os cinco preceitos do budismo são: evitar tirar a vida de todos os seres vivos, não apenas os seres humanos; nunca levar nada que não seja dado a você; o objeto recebido deve ser especificamente destinado a você e evitar delinqüências de sentidos, incluindo outras coisas. do que as más condutas sexuais, como a gula, as pessoas devem abster-se de falas falsas, como mentiras, enganos e calúnias; por fim, um budista de forte fé deve evitar intoxicantes, porque os intoxicantes muitas vezes levam a quebrar os outros preceitos (Oxtoby).

Em comparação com os Dez Mandamentos Cristãos que são puníveis, os Cinco Preceitos não são puníveis. Antes, esses preceitos devem ser encarados como mecanismos de treinamento para o povo budista. Esses preceitos não são puníveis porque grande parte do budismo é intensa angústia mental pessoal e culpa para fortalecer o crente. O caminho óctuplo é outra ferramenta usada na fé budista. Os oito passos do caminho estão divididos em três partes diferentes: sabedoria, conduta ética e desenvolvimento mental (Oxtoby). Os dois primeiros componentes do caminho compõem a parte da sabedoria; eles são visão correta e intenção correta.

A visão correta é considerada pelos budistas como o começo e o fim do caminho óctuplo. Para avançar para o próximo passo no caminho, é preciso apreender a natureza em constante mudança do mundo, a falta de importância das próprias posses e objetos e entender completamente as leis do karma. A intenção correta é o segundo aspecto do caminho. As três intenções são intenções de renúncia, boa vontade e inofensividade, o que significa simplesmente agir sem prejudicar os outros. Os próximos três passos do caminho estão na categoria de conduta ética; eles são discurso correto, ação correta e meios de subsistência corretos.

O discurso correto é uma diretriz para a disciplina moral, porque as palavras podem afetar muito a vida de uma pessoa; isso também envolve o conceito de evitar mentir, caluniar e usar palavras duras. A Ação Correta é o próximo passo que envolve não prejudicar nenhum ser vivo, não tomar nada que não seja destinado a você e más condutas sexuais. O meio de vida correto dá aos fiéis quatro coisas a serem evitadas: o tráfico de armas, o tráfico de seres, inclusive o gado, a produção ou o corte de carne e a venda de intoxicantes. Os três últimos componentes do caminho são classificados em desenvolvimento mental.

O esforço certo é o primeiro e dá aos budistas quatro empreendimentos, impedindo o surgimento de estados prejudiciais, a abandonar estados já ressuscitados, a despertar os estados saudáveis ​​e a manter os estados saudáveis ​​já crescidos. Mindfulness correto envolve a contemplação do corpo, sentimento, estado de espírito e fenômenos. A concentração correta é detalhada como a unificação da mente, a concentração em coisas saudáveis, que é obtida através da prática da meditação (Oxtoby). Os códigos éticos e morais do cristianismo são comparáveis ​​às crenças budistas em essência, porque a moral da religião é semelhante.

As diferenças entre essas duas religiões são notáveis ​​não nos códigos morais, mas na maneira como os códigos afetam a visão religiosa e religiosa de cada Deus, respectivamente, de um Deus ou Criador. O código moral do cristianismo é basicamente apenas uma expansão da moral que a maioria das pessoas segue. A ética cristã baseia-se na crença de que os objetivos morais estão embutidos em todas as pessoas. O código moral do cristianismo foi passado de Deus, o Criador, para os seres humanos criados, para não causar dificuldades ao Seu povo; antes, os códigos do cristianismo pretendem ajudar os fiéis a levar uma vida pelo exemplo de Deus.

O sistema moral primário do cristianismo são os dez mandamentos. Os Dez Mandamentos: não terás deuses diante de mim, não adorarás falsos ídolos, não tomarás em veia os nomes dos senhores, santificaremos o Dia do Senhor, honrarás teu pai e mãe, não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não darás falso testemunho contra o teu próximo, não cobiçarás os bens do teu próximo. Esses mandamentos são cruciais para a moralidade dos cristãos, são as diretrizes transmitidas pelo Criador que são necessárias a seguir para se viver uma vida semelhante a Cristo.

As visões da vida após a morte e da morte são outra área em que as religiões do cristianismo e do budismo diferem bastante. O conceito budista de vida após a morte depende principalmente da transmigração, que Buda explicou como uma fileira de velas sendo acesas todas pela chama da vela que a precede. Isso simplesmente mostra que cada vida é afetada pelo que se realiza ou não na vida anterior de uma pessoa. A visão budista de um céu é chamada Nirvana, que é um estado de libertação final para o povo budista. No Nirvana, os fiéis se purificaram de todos os desejos e motivos egoístas.

A crença budista Anatta explica que não temos almas porque nada pode ser reconhecido como imortal (Oxtoby). As percepções cristãs da vida após a morte e da morte quase parecem ser opostos polares das crenças da fé budista. Em oposição direta à fé budista, os cristãos acreditam em uma vida após a morte e em nenhuma reencarnação. O lugar cristão para aqueles que foram salvos é simplesmente chamado de céu. É impossível que os cristãos se salvem como é possível no budismo, mas os cristãos confiam na graça salvadora de Deus e vivem uma vida divinamente inspirada para alcançar a Terra Prometida.

A conduta terrena de uma pessoa é o que acabará por levá-la à salvação eterna com Deus ou à condenação eterna dos pecadores no inferno. O purgatório é o terceiro destino para os crentes cristãos. O purgatório é um espaço vazio descrito como um limbo onde a alma é enviada para a preparação para a entrada no céu. É declarado no cristianismo que pessoas que têm pecados veniais na alma quando morrem. Para ser completamente salvo, é preciso apagar todos os vestígios de pecados da alma, o purgatório é um local de limpeza para essas pessoas em preparação para o céu.

A principal diferença entre os pontos de vista dessas duas religiões é que os cristãos sustentam que o ser de uma pessoa continua após a morte e as ações de sua vida, pecados ou boas ações determinam finalmente o destino na vida após a morte, enquanto os budistas afirmam que não há destino para a alma, mas a essência de alguém renasce estritamente. Além desses cinco preceitos e do caminho óctuplo, o budismo também possui Quatro Nobres Verdades para exemplificar o sofrimento durante a vida humana. Eles são Dukkha, Samudaya, Nirohda e Magga (Oxtoby).

Essas verdades são o caminho para sofrer a existência, a causa, o fim e como chegar ao fim ou caminho óctuplo. Em suma, as crenças do budismo e do cristianismo são semelhantes em cada código moral respectivo, mas são extremamente divididas nos conceitos que derivam de suas leis morais que governam. Outras divisões entre as duas religiões são aparentes em suas visões de um Deus da criação. Os cristãos acreditam em ter um forte relacionamento com Deus, enquanto os budistas sustentam que não há criador.

Existem muitos budistas que adoram vários deuses, além da adoração a Buda; Os cristãos, porém, adoram outro deus que não seja o do Senhor Criador. Adorar outro deus é blasfêmia, de acordo com o cristianismo. Outro conceito em que essas religiões se diferenciam é a percepção da salvação. As crenças budistas de salvação dependem do crescimento pessoal e da libertação de todos os anseios (Oxtoby). As percepções cristãs da salvação são consideradas pelos fiéis como dependentes da graça salvadora de Deus, além de viver uma vida cristã ideal.

A religião cristã acredita firmemente que, para ser salvo, é preciso aceitar o sacrifício que Deus fez por meio de Jesus Cristo morrendo na cruz e confiar completamente nos métodos de salvação de Deus. O conceito de pecados está envolvido nas crenças de salvação em ambas as religiões. Os budistas permanecem fiéis ao conceito de que, embora não possa haver pecado contra um deus porque eles não acreditam em um criador, o pecado e viver uma vida injusta o impedirão de alcançar o Nirvana. A religião cristã sustenta que o pecado tem um papel importante na salvação da humanidade por Deus.

Outra divisão maciça entre as religiões é a visão da vida humana. Os budistas vêem a forma humana de pouco valor por causa de sua natureza temporária; Os cristãos, por outro lado, sustentam que os seres humanos são de incrível importância porque as pessoas foram feitas à semelhança de Deus. Além de termos morais do budismo e do cristianismo, são crenças avidamente diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário